segunda-feira, 18 de maio de 2009

Missão impossível.

No atual mundo globalizado em que vivemos, com grande expansões comerciais, um problema chama a atenção: o consumismo; que nada mais é do que o consumo exagerado e em massa de produtos de qualquer tipo. E há vários motivos para esta "gastança" sem controle, como comprar para levantar a auto-estima, a própria globalização, os inúmeros produtos no mercado e as propagandas, em parte, enganosas.
Não se pode generalizar, mas é fato que basta um produto novo surgir no mercado que o consumidor já fica de olhos atentos. Isso se deve em grande parte à globalização, juntamente com as propagandas e o marketing que induzem os consumidores a gastar mais e mais. Alguns alegam que compram para melhorar a auto-estima e até mesmo o humor; outros dizem comprar pois a grande variedade mercadológica exposta nas vitrines lhes chamam a atenção e os fazem querer comprar.
Também é certo que nos países menores, por exemplo, as pessoas comprar produtos que são tendência nas grandes potências mundiais para se sentirem talvez mais importantes e que fazem parte da moda global. Dinheiro vem, dinheiro vai. E diga-se de passagem que as pessoas muitas vezes gastam mais do que os salários lhes permitem, e os consórcios, carnês, planos de compras com anos de pagamento, juros e acréscimos são uma boa prova disso.
A solução mais visível para esse problema seria fazer com que as pessoas vivessem mais com os pés no chão ao invés de subir cada vez mais alto com seus objetos de desejo/consumo. Uma concientização geral, já que lutar contra a globalização e os marketeiros é sim uma missão impossível.

Luiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário